Mandamento Positivo 26 – A Bênção Sacerdotal
A vigésima-sexta miswah é a de que os kohanim são ordenados a abençoarem o povo de Israel diariamente.
A fonte dessa miswah é a afirmação do Altíssimo: “Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes…” [Nm. 6:23]
Os detalhes dessa miswah são explicados nos último capítulos de Meguilah, e de Ta’anit, e no sétimo capítulo do tratado Sotah.
Mandamento Positivo 27 – Os Pães da Proposição
A vigésima-sétima miswah é a de que somos ordenados a colocar os pães da proposição continuamente perante o Eterno.
A fonte dessa miswah é a frase do Altíssimo: “E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.” [Ex. 25:30]
Você já está ciente das afirmações da Torah acerca de colocar novos pães a cada Shabat, que também deve haver incenso trazido com ele e que o sacerdote come o que foi assado no Shabat anterior.
Os detalhes dessa miswah são explicados no décimo-primeiro capítulo de Menahot.
Mandamento Positivo 28 – O Incenso
A vigésima-oitava miswah é a de que os sacerdotes são ordenados a colocarem incenso no altar de ouro duas vezes ao dia.
A fonte dessa miswah é a afirmação do Altíssimo: “E Aharon sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Aharon as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante YHWH pelas vossas gerações.” [Ex. 30:7-8]
As leis acerca desse incenso, como fazê-lo e a descrição de como era queimado a cada dia são explicadas no princípio de Keritut, e em diversos lugares no tratado Tamid.
Mandamento Positivo 29 – O Fogo do Altar (Sefer haMiswot)
A vigésima-nona miswah é a de que somos ordenados a queimar um fogo constante no altar a cada dia.
A fonte dessa miswah é a afirmação do Altíssimo: “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.” [Lv. 6:6] Isto é impossível sem uma ordem de constantemente colocar madeira a cada manhã e noite, conforme explicado no segundo capítulo do tratado Yoma e do tratado Tamid.
Nossos sábios disseram explicitamente: “Apesar do fogo ter descido dos céus, é uma miswah para as pessoas trazerem-no.”
Os detalhes dessa miswah, isto é, a disposição dos fogos no altar a cada dia, são explicados no quarto-capítulo do tratado Kipurim e no segundo capítulo do tratado Tamid.
Mandamento Positivo 30 – As Cinzas do Altar
E a trigésima miswah é a de que os sacerdotes são ordenados a remover as cinzas do altar diariamente. Isso é chamado de ‘remover o dejeto’.
A fonte dessa miswah é a frase do Altíssimo: “E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza.” [Lv. 6:3]
Os detalhes dessa miswah são explicados no tratado Tamid, e no tratado Kipurim.
© 2014 – Kol haTorah (www.judeu.org) – Reprodução permitida, se a fonte for citada.