Mandamentos Negativos 36 a 40

Mandamento Negativo 36 – Consultar Invocador de Espíritos

A trigésima-sexta proibição é a de solicitar informação ou resposta a uma pergunta a uma pessoa que invoca espírito familiar.

A fonte dessa miswa é a afirmação do Altíssimo: “Não se achará no meio de ti…quem consulte espírito familiar.” [Dt. 18:10-11]

Quem transgride essa proibição, isto é, quem consulta uma pessoa que invoca espírito familiar, não é punido com morte. Mesmo assim, é proibido.

Mandamento Negativo 37 – Consultar Encantamentos

A trigésima-sétima proibição é de solicitar informação ou resposta a uma pergunta de quem pratica magia.

A fonte dessa miswa é a afirmação do Altíssimo: “Não se achará no meio de ti…quem consulte espírito familiar ou encantamento.” [Dt. 18:10-11]

Nas palavras do Sifra: “‘Não vos voltareis para os que consultam espíritos familiares nem para os encantadores’ [Lv. 19:31] Espirito familiar se refere a um feiticeiro que fala por debaixo do braço, e o encantador é o que fala por sua boca.” Eles são punidos por apedrejamento, e aquele que os consulta transgride uma proibição.

Mandamento Negativo 38 – Consultar os Mortos

A trigésima-oitava proibição é a de inquirir informação dos mortos – como imaginam aqueles que estão verdadeiramente “mortos”, apesar de comerem e sentirem – que quando alguém realiza certas ações e se veste de certa forma, os mortos virão a ele em seu sono e responderão questões que ele indagou.

A fonte dessa miswa é a afirmação do Altíssimo: “Não se achará no meio de ti…quem invoque os mortos.” [Dt. 18:10-11]

Nossos sábios disseram na Guemará de Sanhedrin: “O versículo ‘quem invoque os mortos’ se refere a alguém que se priva de comer e de dormir num cemitério para que um espírito de impureza repouse sobre ele.”

Quem transgride essa proibição é punido com açoites.

Mandamento Negativo 39 – Travestismo Feminino

A trigésima-nona proibição é a de andar nos caminhos dos hereges onde mulheres usam vestimentas masculinas e seus adornos.

A fonte dessa miswa é a frase do Altíssimo: “Não haverá traje de homem na mulher.” [Dt. 22:5]

Qualquer mulher que usa artigo masculino – que seja conhecido naquele local como sendo especificamente para homens – é punida com açoites.

Mandamento Negativo 40 – Travestismo Masculino

A quadragésima proibição é a de que os homens também são proibidos de se adornarem com ornamentos de mulheres.

A fonte dessa miswa é a afirmação: “e nem vestirá o homem roupa de mulher.” [Dt. 22:5]

Qualquer homem que se adorne ou vista artigo que é sabido que, naquele local, é especificamente para mulheres, é punido com açoites.

Você deve saber que esta prática – de mulheres adornando a si próprias com artigos masculinos ou homens com artigos femininos – é às vezes feita para incitar luxúria, como é bem conhecido entre as nações; e às vezes é feita como ato de adoração idólatra, conforme explicado em livros que lidam com o assunto.

É frequentemente estipulado [em cultos idólatras] que se um homem está fazendo algum amuleto que se o homem o estiver fazendo, ele deve vestir roupas de mulheres, e vestir jóias de ouro, pérolas e coisas semelhantes. E que se uma mulher o estiver fazendo, ela deve vestir armadura e armas. Isso é bem conhecido entre aqueles que praticam [esse tipo de idolatria.]

© 2014 – Kol haTorah (www.judeu.org) – Proibida a reprodução sem consentimento prévio.