Mandamento Negativo 16
A décima-sexta proibição é a de desviar alguém ao encorajar [até mesmo] uma pessoa de Israel a servir na idolatria. Uma pessoa que faz isso é chamada incitador [messit], conforme explicamos acima.
A fonte dessa miswah é a afirmação do Altíssimo acerca do incitador [messit]: “e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti.” [Dt. 13:12]
Quem transgride essa proibição, e incita um israelita é passível de apedrejamento, conforme diz a Escritura: “Mas certamente o matarás.” [Dt. 13:10]
Aquele a quem o incitador [messit] tentou incitar deve ser quem realiza a execução, conforme a frase do Altíssimo “a tua mão será a primeira contra ele, para o matar” [ibid] Nas palavras do Sifri: “Aquele que foi incitado é ordenado a executá-lo”
Os detalhes dessa miswah são explicados no sétimo capítulo de Sanhedrin.
Mandamento Negativo 17
A décima-sétima proibição é a de amar o incitador [messit] ou dar atenção a ele.
A fonte dessa miswah é a frase do Altíssimo: “Não o amarás.” [Dt. 13:9]
Nas palavras do Sifri: “Como está escrito ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’ [Lv. 19:18] alguém pode inferir que se pode amar mesmo ele. O versículo portanto diz: ‘Não o amarás.’”
Mandamento Negativo 18
A décima-oitava proibição é a de apagar nosso ódio do incitador [messit]. É absolutamente exigido que se mantenha esse ódio, e se alguém não o faz, transgride uma proibição.
A fonte dessa miswah é a afirmação do Altíssimo: ‘Nem o ouvirás’ [Dt. 13:8]
A explicação disso é: “Uma vez que está escrito [sobre quem odiamos:] ‘certamente o ajudarás’ [Ex. 23:5], alguém poderia inferir que isso se aplica mesmo [ao incitador.] O versículo portanto diz: ‘Nem o ouvirás.’
Mandamento Negativo 19
A décima-nona proibição é a de que alguém a quem um incitador [messit] tentou incitar é proibido de salvar o incitador [messit] se vir sua vida em perigo.
Conforme [o Eterno] diz: “nem terás piedade dele” [Dt. 13:9]
A explicação para isso é: “Uma vez que está escrito: ‘Não permanecerás inativo sobre o sangue do teu próximo’, alguém poderia inferir que não se pode permanecer inativo mesmo para este [incitador]. O versículo portanto diz: ‘nem terás piedade dele.’”
Mandamento Negativo 20
A vigésima proibição é a de que aquele a quem o incitador [messit] tentou incitar é proibido de tentar absolver o incitador [messit]. Mesmo se ele conhece um argumento a seu favor, é proibido contá-lo a[o incitador] ou levantá-lo ele próprio.
A fonte dessa miswah é a frase do Altíssimo: “Nem terás piedade dele” [Dt. 13:8]
A explicação disso é trazida: “O versículo ‘Nem terás piedade dele’ significa que não se deve levantar um argumento em seu favor.”
© 2014 – Kol haTorah (www.judeu.org) – Reprodução permitida, se a fonte for citada.