Halakha 1
A proibição contra hames no Pessah se aplica somente às cinco espécies de grãos. Elas incluem duas espécies de trigo: trigo e centeio; e três espécies de cevada: cevada de seis fileiras, cevada de duas fileiras e espelta.
Contudo, kitniyot – isto é, arroz, painço, feijões, lentilhas e semelhantes – não formam hames. Mesmo se alguém sovar farinha de arroz ou semelhante em água fervente e a cobrir com tecido até crescer como massa que forma hames, é permitido comer. Isso não é formar hames, mas sim estragar.
Halakha 2
Acerca dessas cinco espécies de grão: Se [a farinha] for sovada somente com suco de fruta, sem nenhuma água, nunca formará hames. Mesmo se ficar o dia todo até a massa crescer, é permitido comer, pois o suco de fruta não faz formar hames. Apenas faz estragar.
As seguintes são [semelhantes] ao suco de fruta: vinho, leite, mel, óleo de oliva, suco de maçã, suco de romã e todos os outros vinhos, óleos e bebidas semelhantes.
Isso se aplica desde que nenhuma água seja misturada com eles. Se alguma água for misturada com eles, eles fazem formar hames.
Halakha 3
Não devemos cozinhar trigo na água – por exemplo, trigo quebrado ou farinha – por exemplo, bolas de massa. Se alguém cozinhar, eis que certamente é hames. Isso se aplica se [o trigo] se abrir no meio do prato.
Não devemos fritar massa no óleo em uma panela. Contudo, podemos cozinhar uma porção [de massah] ou farinha assada. Se alguém ferveu uma grande quantidade de água e, posteriormente, colocou farinha nela – eis que é permitido, porque cozinhou imediatamente, antes de se tornar hames. [Mas,] é costume aceito na Babilônia, Espanha, e todo o Oeste proibir essa prática. Isso foi determinado para o caso de alguém não ferver a água o suficiente.
Halakha 4
É permitido cozinhar grãos ou farinha em suco de fruta. Assim, massa que foi sovada com suco de fruta, cozida com suco de fruta, ou frita no óleo com uma frigideira é permitida, pois suco de fruta não forma hames.
Halakha 5
Grão assado que é chamuscado em fogo e então moído: Aquela farinha não deve ser cozida com água, porque pode não ter sido bem assada no fogo, e assim se tornar hames quando cozida.
Semelhantemente, quando se preparam noas panelas, não devemos cozinhar nada nelas a não ser massah que foi assada e moída em farinha. É proibido fazer isso com farinha assada, pois talvez não tenha sido bem assada, e assim pode formar hames.
Halakha 6
Não mexemos cevada na água no Pessah, porque [os miolos] são macios e se tornam hames rapidamente. Se alguém mexeu [cevada] na água e [os miolos] se suavizaram ao ponto de que se fossem colocados na abertura de uma panela de assar, sobre as quais as porções são normalmente assadas, eles estourariam – eis que são proibidos. Se não atingiram esse grau de suavidade, eles são permitidos.
Halakha 7
É permitido mexer o trigo na água para remover o farelo, e imediatamente o moer, como é feito quando se mói farinha fina. [Contudo,] todos os judeus na Babilônia, EreS Yisrael, Espanha, e nas cidades do oeste, aceitaram o costume de não mexerem trigo na água. Isso foi determinado para que não fosse posto de lado e se tornasse hames.
Halakha 8
Um prato que foi cozido, e descobriu-se cevada ou trigo dentro: Se os grãos se quebraram e abriram, o prato inteiro é proibido, pois hames se misturou com ele. Se não quebraram e abriram, eles devem ser removidos e queimados, mas o restante do prato pode ser comido. Porque o grão que foi mexido na água sem quebrar e abrir não é de fato hames conforme proibido pela palavra dos escrivães [da Corte Mosaica].
Halakha 9
É dito: “Observai pois as massot” [Ex. 12:17], isto é, tende cuidado com as massot e protegei-as de qualquer possibilidade de se tornarem hames. Portanto, nossos sábios declararam: Uma pessoa deve ter cuidado com o grão que come no Pessah para que nenhuma água tome contato com ele depois que foi colhido, para que não se torne hames.
Grão que afundou num rio ou tomou contato com água, assim como é proibido comer dele, é proibido mantê-lo. Porém, ele deve vendê-lo ao judeu e informá-lo, para que ele possa comê-lo antes do Pessah. Se ele o vende para um estrangeiro antes do Pessah, ele deve vender uma pequena quantidade para um número de indivíduos, para que seja concluída antes do Pessah, para que o estrangeiro não o venda para um judeu.
Halakha 10
Grão sobre o qual caiu [água] que vazou: Desde que [o vazamento] seja contínuo, gota após gota, não se tornará hames mesmo se [for molhado] o dia todo. Contudo, se [o vazamento] cessa, e ele permanece intocado por uma medida padrão [de tempo] – eis que se torna hames.
Halakha 11
Não sovamos uma massa grande no Pessah, para que não se torne hames. Ao invés disso, a confinamos à medida para a qual alguém é obrigado a separar Hallah.
Não sovamos com água quente, com água aquecida pelo sol, nem com água extraída naquele dia, somente com água que repousou por um dia. Caso alguém viole isso e sove usando um dos acima, a massa se torna proibida.
Halakha 12
Uma mulher não deve se sentar no sol e sovar, nem sob o céu aberto num dia nublado, mesmo num lugar onde o sol não esteja brilhando. [Não deve] deixar a massa e se envolver com outro assunto. Se ela tanto sova quanto assa, deve ter dois recipientes d’água, um para suavizar [a massah] e outro para esfriar as mãos.
Se ela violou e sovou no sol, ou não esfriou as mãos, ou fez massa maior do que a medida obrigatória para separar Halah, a porção é permitida. Qual a medida que é obrigatório separar Halah? O equivalente – por volume e não por peso – a quarenta e três ovos e um quinto.
Halakha 13
Enquanto alguém está ocupado com a massa, mesmo que por um dia inteiro, ela não se tornará hames. Se ergue sua mão e permite à massa descansar, de modo que um barulho ressoa quando se bate nela com a mão, já se tornou hames e deve ser queimada imediatamente. Se o barulho não ressoa e a massa foi deixada descansar pelo tempo que leva para um homem andar um mil, tornou-se hames e deve ser queimada imediatamente.
Semelhantemente, se a sua superfície se tornou enrugada, como [a pele de] alguém cujos pelos levantam, é proibido comer dela. Mas, mas ninguém é passível de karet [por isso].
Halakha 14
Havia duas massas que as pessoas pararam de sovar ao mesmo tempo e deixaram sem supervisão. Em uma, houve som. Em outra, não houve som. Ambas devem ser queimadas – eis que certamente são hames.
Halakha 15
Não devemos fazer porções grossas com desenhos no Pessah, porque uma mulher leva tempo para fazê-los. Assim, se tornará hames durante aquele tempo. Porém, padeiros profissionais podem fazer, porque têm habilidade em sua confecção e são rápidos em sua execução.
Pessoas em casa são proibidas de fazer tais desenhos, mesmo mesmo usando fôrma. Isto é para que outros não tentem fazê-los sem usar as fôrmas, atrasem o seu trabalho, e façam se tornar hames.
Halakha 16
A água usada para lavar as mãos e a gamela de sovar após a sova [concluída] e, semelhantemente, a água usada para sovar – eis que deve ser derramada num local que corre para baixo, para que não se acumule em um lugar e se torne hames.
Halakha 17
Não devemos mergulhar farelo na água e deixá-lo na frente das galinhas, para que não se torne hames. Contudo, podemos cozinhar o farelo para elas, e colocá-lo na frente delas. Mesmo assim, a maioria das pessoas adotou o costume de não ferver, para evitar que água não tenha sido fervida o suficiente.
Halakha 18
É permitido preparar farelo ou farinha para galinhas na água se elas forem alimentadas imediatamente, ou se alguém coloca [o alimento] na frente delas e permanece ao lado para assegurar que o alimento não permanecerá por mais tempo do que leva para uma pessoa andar um mil.
Enquanto elas bicarem ou alguém virar [o alimento] com a mão, não se tornará hames. Uma vez que terminam de comer, deve-se lavar o utensílio com água e derramá-la num local que corre para baixo.
Halakha 19
Uma mulher não deve mergulhar em água farelo que ela deseja levar a um local de banho. Contudo, ela pode esfregar farelo seco em sua pele. Uma pessoa não deve mascar trigo e então colocá-lo em sua ferida, pois se tornará hames.
Não devemos colocar farinha no harosset. Se alguém o fez, deve queimá-lo imediatamente, pois certamente fará [a farinha] se tornar hames bem rapidamente. Não devemos colocar farinha na mostarda. Se alguém o fez, deve comê-la imediatamente.
Halakha 20
É permitido colocar especiarias, sementes de gergelim, papoula, e semelhantes na massa. Semelhantemente, é permitido sovar a massa com água e óleo, mel ou leite, e assar com eles.
No primeiro dia, é proibido sovar ou bater com qualquer substância além de água; não por causa da proibição do hames, mas para que seja “o pão da miséria.” É apenas no primeiro dia que o “pão da miséria” deve ser comemorado.
Halakha 21
Todos os utensílios de barro que foram usados para hames enquanto frios podem ser usados para massah enquanto frios, exceto pelos utensílios no qual levedo e harosset foram colocados, pois seu efeito de levedar é poderoso. Semelhantemente, um gamela de sovar na qual hames foi sovado, e deixado para se tornar hames, é considerado um local onde levedo foi mergulhado, e não o usamos no Pessah.
Halakha 22
Uma assadeira de barro na qual porções de hames são assadas o ano todo não devem ser usadas para assar massah no Pessah. Se foi preenchida com carvões e acesa no lugar onde o hames era cozido, é permitido cozinhar massah nela.
Halakha 23
Utensílios de metal e pedra nos quais hames foi fervido em água como recipiente primário [i.e. exposta ao fogo], isto é, travessas e panelas – devem ser colocados em um grande utensílio. Devem ser cobertos com água e a água fervida com eles até que soltem [o que absorveram]. Depois, devem ser lavados com água fria, e [então] podem ser usados para massah.
Semelhantemente, facas, a lâmina e o cabo devem ser fervidos em uma ferramenta primária. Depois, podem ser usadas para massah.
Halakha 24
Utensílios de metal, pedra, e madeira que foram usados para hames como recipiente secundário – isto é, tigelas e taças – devem ser colocados num utensílio grande, e água fervente derramada sobre eles. Eles devem ser deixados [na água] até que soltem [o hames]. Depois, devem ser lavdos. Eles podem ser usados para massah.
Halakha 25
Nenhum dos utensílios de barro que tenham sido usados para hames com água quente são usados para massah. Sejam eles recipientes primários – por exemplo, panelas – ou recipiente ssecundários – por exemplo, tigelas – independente de serem ou não esmaltados ou cobertos com chumbo (de modo que se tornaram como vidro), ou de serem somente de barro. Ao invés disso, nós os colocamos de lado até depois do Pessah, e então podemos cozinhar com eles.
Halakha 26
[Se alguém tiver] um recipiente primário e desejar fervê-lo, mas não conseguir encontrar um grande utensílio no qual pode fervê-lo, pode colocar uma borda de barro em volta do topo, de fora, e enchê-lo d’água até que a água ultrapasse a borda. Pode fervê-lo em água, e é suficiente. Depois disso, pode lavá-lo e usá-lo para massah.