Halakha 1
Aquele que come, de forma intencional, uma quantidade de hames equivalente a uma azeitona, desde o início da noite de 15 (quinze) até o fim do dia 21 (vinte e um) é passível de karet, conforme é dito: “todo aquele que comer hames… terá sua alma cortada de Israel”. [Ex. 12:15]
[Caso seja] sem intenção, deverá apresentar uma oferta pelo pecado.
[Isso se] aplica tanto ao que come hames (sem intenção), como àquele que o converte em líquido e o bebe.
Halakha 2
Em Pessah, é proibido beneficiar-se de qualquer forma do hames, como é dito: “não comerá hames”, [Ex. 13:3] por exemplo, também não é permitido [derivar benefício do ato] de comer.
A pessoa que possui hames em Pessah, ainda que não coma, transgride duas proibições. Conforme é dito:“seor [fermento] não será visto por ti ”[Ex. 13:7] e “seor não será encontrada em vossas casas” [Ex. 12:19].
A mesma proibição [i.e. no mesmo verso] proíbe tanto hames quanto seor [fermento].
Halakha 3
[Um transgressor] não é punido por [transgredir o] “não será visto” e “não será achado”, a menos que ele tenha comprado hames em Pessach ou tenha feito algo levedar, e tenha, assim, realizado uma ação.
Contudo, se ele já possuía hames antes de Pessach e quando Pessah chegou ele não o destruiu e o deixou em suas posses, embora ele transgrida, de acordo com a Torah, duas proibições, ele não é chicoteado, porque ele não cometeu uma ação. Todavia, ele é açoitado por rebeldia.
Halakha 4
É proibido de qualquer forma beneficiar-se de hames possuído [por um judeu] durante Pessach. Esta proibição foi instituída pelos sábios. Uma vez que a pessoa transgrediu “ser achado” e “ser visto”, eles proibiram o seu uso. Mesmo se ele, inadvertidamente, deixou hames em suas posses ou foi forçado a fazê-lo.
Isto é para que uma pessoa não venha a deixar hames em sua casa para que venha a se beneficiar dele após Pessach.
Halakha 5
Se, em Pessach, mesmo uma pequena quantidade de hames misturar-se com outra substância, seja do seu tipo ou diferente, toda a mistura está proibida.
Apesar de ser proibido beneficiar-se de hames que foi possuído por um judeu durante Pessach, caso ele se misture com outra substância, seja do seu tipo ou diferente, é permitido ser comida após Pessach. [Nossos sábios] apenas penalizaram e proibiram o uso do hames em si. Uma mistura pode ser comida após Pessach.
Halakha 6
Uma pessoa só é passível de karet pelo consumo do hames em si. Contudo, a pessoa que come uma mistura contendo hames, por exemplo, kotach babilônio, cerveja meda, ou misturas semelhantes que contenham hames, [é punido com] chicotadas, mas não é passível de karet pois é dito: “Nenhum hames comereis”. [Ex. 12:20]
Quando o acima se aplica? Quando alguém ingere com a mistura uma quantidade de hames do tamanho de uma azeitona, dentro do período que se leva para comer três ovos ou menos. Então, de acordo com a Torah, ele deverá ser chicoteado. Contudo, se ele não consumir uma quantidade de hames do tamanho de uma azeitona em menos tempo do que se leva para comer três ovos, ainda assim esta comida será proibida, mas o transgressor não deverá ser punido com chicotadas por comer dessa mistura. Ao invés disso, ele deverá punido com açoites por rebeldia.
Halakha 7
Comer mesmo a menor quantidade que seja de hames propriamente dito, em Pessach, é proibido pela Torah conforme é dito: “não comerás hames”. [Ex. 13:3] Todavia, isto não é punido com karet, tampouco deve ele trazer um sacrifício por menos do que a quantidade especificada, que é do tamanho de uma azeitona.
A pessoa que intencionalmente viola a proibição, mas come menos do que o tamanho de uma azeitona de hames recebe açoites por rebeldia.
Halakha 8
É proibido comer hames no dia 14 (quatorze) desde a metade do dia em diante, ou seja, a partir do princípio da sétima hora do dia. Qualquer um que comer hames a partir dessa hora é punido com chicotadas de acordo com a Torah, como está escrito em Deuteronômio 16:3 “Não comereis com ele hames”, isto é, com o sacrifício de Pessach.
Segundo na tradição oral, claramente esta palavra significa: Não coma hames durante o tempo em que já se pode abater o sacrifício de Pessach, que é a partir do começo da tarde, isto é, após a metade do dia.
Halakha 9
Os sábios proibiram que se comesse hames desde o começo da sexta hora para evitar transgressão do mandamento da Torah. Portanto, desde o começo da sexta hora, é proibido que se beneficie ou que se coma hames, pela palavra dos escrivães [da Corte Mosaica]. Durante o resto do dia, da sétima hora em diante, é proibido comer hames pela Torah.
Durante a quinta hora do dia, não é bom que se coma hames, pois se o dia estiver nublado, podemos nos enganar quanto à quinta ou sexta hora. Contudo, não há proibição de se beneficiar do hames durante a quinta hora.
Assim, a terumah e os pães da preposição, que são hames, são deixados provisoriamente por causa de sua santidade. Eles não são comidos nem queimados até o início da sexta hora. Então, tudo é queimado.
Halakha 10
Portanto, você aprendeu que é permitido comer hames no dia 14 (quatorze) até o final da quarta hora. Durante a quinta hora, não é comido, porém pode-se beneficiar dele. Aquele que come hames na sexta hora do dia é punido com açoites por rebeldia. Já aquele que come hames durante a sétima hora deve ser chicoteado.