Sefer Ahavah – Hilkhot Tefilah – Capítulo 6

Halakha 2

Quem ora com uma congregação não deve estender sua oração excessivamente. [Contudo,] pode fazê-lo quando estiver orando sozinho. Se, depois de orar, desejar, pode até mesmo recitar a confissão do Yom Kipur.

Semelhantemente, pode adicionar em cada uma das bênçãos intermediárias [da ‘Amidah] algo que seja relevante àquela bênção, se ele desejar.

Halakha 3
O que está implícito?

Se alguém tem uma pessoa enferma, deve pedir misericórdia para essa pessoa na bênção dos enfermos o quão eloquentemente puder.

Se precisa de sustento, deve adicionar uma súplica e petição na bênção por prosperidade material. O mesmo se aplica a cada uma das outras bênçãos.

Se alguém deseja pedir por todas as suas necessidades na bênção “Aquele que ouve a oração” pode fazê-lo. Contudo, não deve fazer solicitações nas três primeiras e três últimas [bênçãos.]

Halakha 4
Uma pessoa é proibida de provar qualquer coisa ou fazer qualquer trabalho desde a alva até ter recitado a Oração da Manhã. Ele também deve se abster de visitar a casa de um amigo ou cumprimentá-lo antes de recitar a Oração da Manhã. Ele também não deve sair numa jornada antes de rezar.

Contudo, pode-se provar alimento ou fazer obra antes de recitar Mussaf ou MinHá, apesar de que não se deve fazer uma refeição completa próxima ao horário de MinHá.

Halakha 5
Uma vez que chegou o horário de MinHá Guedolá, não se deve entrar uma casa de banho, mesmo se [apenas] para suar, até que tenha rezado, para que não desfaleça e negligencie a oração.

Não deve comer, mesmo um lanche, para que não continue comendo e negligencie a oração, nem [deve] julgar [uma causa], mesmo se apenas para dar o veredito final, para que a decisão não seja questionada e o assunto seja trazido e o faça perder a oração.

Semelhantemente, não se deve sentar na cadeira de um barbeiro, mesmo para um corte regular, até que se reze, para que não aconteça das tesouras quebrarem [e se perca o horário.]

Não se deve entrar numa casa de curtir peles próximo a MinHá antes de orar, para que não veja deficiência em seu trabalho com o qual lida, e se atrase na oração.

Se ele começa a fazer uma dessas coisas, não precisa parar, mas pode concluí-la e depois recitar MinHá.

Halakha 7
Apesar da Oração da Noite não ser obrigatória, não se deve chegar em casa do trabalho e dizer: “Comerei um pouco e dormirei um pouco e então rezarei.” Para que o sono não o tome e durma a noite toda. Ao invés disso, deve rezar, e depois pode comer, beber ou dormir.

É permitido cortar o cabelo ou entrar numa casa de banho antes da Oração da Manhã. O decreto somente foi estabelecido antes de MinHá, uma vez que é comum para a maioria das pessoas ir lá durante o dia. Contudo, pela manhã, é incomum. Assim, não se estabeleceu decreto.

Halakha 8
Uma pessoa que está envolvida no estudo da Torah, quando chega o horário da Oração, deve parar e rezar. Se o estudo da Torah é sua ocupação de tempo integral, não precisa parar, uma vez que a miswa do estudo da Torah é maior do que a miswa da oração.

Qualquer pessoa envolvida nos esforços para o bem estar da comunidade é como alguém envolvido no estudo da Torah.

Halakha 9
É proibido interromper a sua Oração [da ‘Amidah] exceto numa situação em que sua vida esteja em risco. Mesmo se o rei de Israel o cumprimentar, ele não deve responder. Contudo, ele pode interromper para um rei não-israelita, para que não seja morto.

Uma pessoa de pé na Oração [da ‘Amidah] que vê um rei não-israelita ou um tirano se aproximando deve encurtar [sua oração.] Se não for possível fazê-lo, pode parar. Semelhantemente, se alguém vê cobras ou escorpiões se aproximando num local onde sua mordida seja fatal, deve parar e fugir. Se não for fatal, não deve parar.

Halakha 10
Mulheres, servos e crianças são obrigados a rezar. Qualquer pessoa isenta da Proclamação do Shema’ também é isenta da Oração [da ’Amidah].

Aqueles que acompanham um cadáver [num enterro] , mesmo se não forem solicitados a carregar o caixão, são isentos da Oração [da ‘Amidah]