Halakha 1
Há cinco coisas que impedem alguém de rezar [a ‘Amidah] mesmo que o horário tenha chegado:
1 – a pureza das mãos;
2 – cobrir a nudez;
3 – a pureza do local da oração;
4 – coisas que incomodem ou causem distração;
5 – a intenção apropriada do coração.
Halakha 2
A pureza das mãos – O que isso implica? Deve-se lavar as mãos até a junta. Depois disso, pode-se orar [a ‘Amidah.]
Quando uma pessoa está viajando numa estrada e o tempo de orar chega: Se ele não tem água, mas está a quatro milin, isto é, 8.000 cúbitos – de uma fonte d’água, deve se dirigir a ela, lavar suas mãos, e então rezar. Se a distância da água é maior que essa, deve limpar suas mãos com pedrinhas, terra, ou um graveto, e rezar.
Halakha 3
Quando isso se aplica? [Quando a água está] adiante dele. Se, contudo, o local com água está atrás dele, não o obrigamos a retraçar seus passos mais do que um mil [2.000 cúbitos]. Contudo, se ele passou mais adiante da água, não é obrigado a retornar. Ao invés disso, deve limpar suas mãos [conforme indicado] e rezar.
Quando as afirmações exigindo que alguém purifique somente suas mãos para a oração se aplicam? Para os outros serviços, mas não para a Oração da Manhã. Para a Oração da Manhã, deve lavar seu rosto, mãos, e pés, e somente depois, deve rezar. Se estiver longe de água, pode limpar suas mãos somente e então rezar.
Halakha 4a
Todos os ritualmente impuros precisam somente lavar suas mãos para rezar, assim como aqueles que não estão em tal estado. Mesmo se eles forem capazes de se imergir e ascender de seu estado impuro, essa imersão não é exigida [para a oração.]
Halakha 7
A cobertura adequada da nudez: O que isso implica?
Mesmo se alguém cobrir sua genitália da forma necessária para a recitação do Shema’, não deve rezar até que cubra seu coração. Se não cobriu – ou não foi capaz de cobrir – seu coração, desde que tenha coberto sua nudez quando rezou, cumpriu sua obrigação. Contudo, a priori, não deve fazer isso.
Halakha 8
A pureza do local de oração: O que isso implica?
Não se deve rezar em um local de imundícia, uma casa de banho, uma latrina, ou num monte de lixo. [Nem] em um local que se presume não ser limpo, até que seja checado.
A regra geral é que não se deve rezar em nenhum lugar no qual não se recitaria o Shema’. Assim como alguém se separa de excrementos, urina, odor desagradável, um cadáver ou da visão de nudez para a Proclamação do Shema’, assim também, deve se separar para a Shemoneh Esreh.
Halakha 10
Coisas que incomodem ou possam distraí-lo: O que isso implica?
Aquele que precisa se aliviar não deve rezar. Sempre que alguém que precisa se aliviar reza, sua oração é uma abominação e ele deve rezar novamente depois de se aliviar.
Se uma pessoa consegue se conter pelo período de tempo que leva para andar uma parsah, sua oração é considerada uma oração.
Contudo, a priori, ele não deve rezar até que tenha checado a si próprio muito bem: Checado seus intestinos, eliminado fleuma e muco e qualquer outra coisa incômoda. Somente depois disso deve rezar.
Halakha 11
[Quanto] àquele que arrota, boceja ou espirra durante a oração: Caso alguém o faça voluntariamente, é degradante. [Contudo,] se a pessoa verificou a si próprio antes de orar e o fez contra a sua vontade, não há consequência.
Se saliva vier durante a oração, ele deve fazê-la ser absorvida em seu talit ou roupas. Se isso o incomoda, ele pode jogá-la para trás dele com sua mão de forma a não ser incomodado durante sua oração nem se distrair.
Se alguém flatula involuntariamente durante a oração, deve aguardar até que o gás se dissipe e então retornar à sua oração.
Halakha 12
Alguém que deseja flatular e está excessivamente incomodado, ao ponto de não conseguir se conter, deve andar para trás quatro cúbitos, [expelir,] e então aguardar até o que o gás se dissipe. Deve dizer:
Mestre dos séculos, Tu nos criaste com muitos orifícios e canais. Nossa vergonha e desgraça é aparente e conhecida perante Ti. Vergonha e desgraça durante a vida, decomposição e putrefação em nossa morte.
Ele então retorna ao seu lugar e ora.
Halakha 15
Intenção apropriada: O que isso implca?
Qualquer oração que não é [recitada] com a intenção apropriada não é oração. Se alguém ora sem a intenção apropriada, deve repetir suas orações com a intenção apropriada.
Alguém que esteja em estado de confusão ou atribulado não deve rezar até que se componha. Portanto, alguém que chega de uma viagem e está cansado ou irritado está proibido de rezar até que se componha. Nossos sábios ensinavam que alguém deve aguardar três dias até que esteja descansado e sua mente composta, e então pode rezar.
Halakha 16
O que significa intenção?
Alguém deve esvaziar sua mente de todos os pensamentos e visualizar a si próprio perante a Presença do Eterno. Portanto, deve-se sentar por um breve momento antes de rezar, para que foque sua atenção, e então reze de forma agradável e suplicante.
Não se deve rezar como alguém que carrega um fardo e o larga e sai andando. Portanto, deve-se sentar por um breve momento após rezar, e então se recolher.
Os pios das gerações anteriores esperavam uma hora antes de rezar e uma hora depois de rezar. Eles também estendiam suas orações por uma hora.
Halakha 17
Uma pessoa que está embriagada não deve rezar, porque não pode ter a intenção adequada. Se ele reza, sua oração é abominação. Portanto, ele deve rezar novamente quando estiver livre de sua embriaguez. Alguém que esteja ligeiramente inebriado não deve rezar, mas se rezar, sua oração é oração.
Quando uma pessoa é considerada embriagada? Quando é incapaz de falar perante um rei. Uma pessoa ligeiramente inebriada é capaz de falar perante um rei sem ficar confusa. Ainda assim, uma vez que bebeu um revi’it [ou mais] de vinho, não deve rezar até que o [efeito do] vinho tenha passado dele.
Halakha 18
Semelhantemente, alguém não deve rezar em meio a riso ou comportamento irreverente, nem no meio de uma conversa, discussão ou briga, mas sim em meio a palavras da Torah.
[Contudo, não deve se rezar] no meio de um julgamento ou questão de halakha, mesmo que essas sejam palavras da Torah, para que sua mente não se distraia com a Halakha em questão. Ao invés disso, [deve rezar] em meio a palavras da Torah que não requeiram concentração profunda, como por exemplo, leis que já são aceitas.
Halakha 19
Antes de recitar orações ocasionais, isto é, a oração de Mussaf de Rosh Hodesh, ou as orações das festas, deve rever suas orações para que não cometa erros nelas.
Uma pessoa que estiver andando em um local perigoso, isto é, um local frequentado por animais selvagens ou bandidos, quando o horário da ‘Amidah chegar, deve recitar somente uma única bênção:
As necessidades do Teu povo Israel são muitas e o seu conhecimento é limitado. Que seja da Tua vontade, oh ADONAY nosso Elohim, que Tu concedas a cada indivíduo sustento suficiente, e proveja a cada um adequadamente segundo o que tem falta, e faz o que é bom aos Teus olhos. Bendito és Tu, ADONAY, Aquele que ouve a oração.
Ele pode recitá-la enquanto caminha na estrada. Se é capaz de parar [para rezar], deve fazê-lo. Quando chega a um assentamento [seguro] e sua mente estiver composta, deve recitar a ‘Amidah adequada com as 19 bênçãos.