Sefer Ahavah – Hilkhot Tefilah – Capítulo 3

Halakha 1
A miswah de recitar a Oração da Manhã [Sha<u>h</u>arit] significa que se começa a orar ao nascer do sol. O tempo [para fazer a oração] se estende até a quarta hora, isto é, um terço do dia.

Se alguém transgride e erra e ora após a quarta hora, cumpriu sua obrigação da oração, mas não a obrigação da oração em seu tempo. Assim como a oração é uma miswah positiva das Escrituras, assim também, a recitação em seu horário é uma miswah pelas palavras [dos escrivães da Corte Mosaica], conforme estabelecido a nós pelos sábios e pelos profetas.

Halakha 2
Já afirmamos que o horário da oração de MinHah foi estabelecido para corresponder ao sacrifício diário da tarde. Uma vez que o sacrifício diário [da tarde] era oferecido diariamente às nove horas e meia, foi estabelecido o seu horário como nove horas e meia. Isso é referido como a “a MinHah menor [Qetanah]”.

Quando a véspera do Pessah caía no sexto dia, eles abatiam o sacrifício diário [da tarde] às seis horas e meia. Semelhantemente, foi ordenado que quem ora [MinHah] depois das seis horas e meia cumpriu sua obrigação. Quando esse horário chega, o tempo da obrigação começa. Isso é referido como “a MinHah maior [Guedolah].”

Halakha 3
Muitas pessoas são acostumadas a recitar [em ambos os horários,] um deles como oração opcional.

Alguns dos Gueonim ensinavam que é adequado recitar a oração opcional somente no horário [da MinHah] maior. Isso é razoável, uma vez que corresponde ao [horário] que não era frequente diariamente.

Se alguém recita como oração obrigatória [no horário da MinHah] maior, deve recitar somente como oração opcional [no horário da MinHah] menor.

Halakha 4
Eis que você aprendeu que o horário da MinHah maior é de seis horas e meia até nove horas e meia, e o horário da MinHah menor é de nove horas e meia até ainda haja um quarto de hora remanescente no dia. Pode-se [contudo] recitar até o pôr-do-sol.

Halakha 5
O horário adequado para a oração de Mussaf é depois da Oração da Manhã, até sete horas do dia. Quem recita depois das sete horas, apesar de ter agido negligentemente, cumpre sua obrigação, uma vez que seu horário é o dia todo.

Halakha 6
Acerca da Oração da Noite [‘Arvit] – apesar de não ser obrigatória – uma pessoa que a recita [deve saber que] seu horário adequado é do princípio da noite até o amanhecer.

O horário adequado da oração de Ne’ilah [no Yom Kipur] é de tal forma que se conclui próximo ao pôr-do-sol.

Halakha 7
Quem recita uma oração antes do seu tempo apropriado não cumpre sua obrigação e deve recitar novamente no tempo adequado. Se, devido a circunstâncias atenuantes, recita a Oração da Manhã depois do amanhecer [e antes do horário apropriado], cumpre sua obrigação.

Pode-se recitar a Oração da Noite de Shabat na véspera do Shabat [i.e., sexta], antes do pôr-do-sol. Semelhantemente, pode recitar a Oração da Noite de sábado no Shabat. Uma vez que a Oração da Noite não é obrigatória, não tomamos nenhum cuidado especial com seu horário. Ainda assim, deve-se recitar o Shema’ em seu horário apropriado, após o aparecimento das estrelas.

Halakha 8
Alguém que intencionalmente permitiu que o horário da oração passasse sem orar não pode corrigir a situação e não pode compensar.

Se foi acidental, ou ele não pôde evitar que algo o detivesse ou se distraiu, pode compensar pela oração [perdida] durante o horário da oração mais próxima a ela. Ele deve primeiro recitar a oração do horário, e depois, a de compensação.

Halakha 9
Como é isso?

Se ele erra e não recita a Oração da Manhã antes da metade do dia passar, deve recitar a oração de MinHah duas vezes, a primeira como MinHah [propriamente dita] e a segunda como compensação pela Oração da Manhã.

Alguém que erra e não recita a oração de MinHah antes do pôr-do-sol deve recitar a Oração da Noite duas vezes, a primeira como Oração da Noite [propriamente dita] e a segunda como compensação pela oração de MinHah.

Quem erra e não recita a Oração da Noite antes do amanhecer deve recitar a Oração da Manhã duas vezes, a primeira como Oração da Manhã, e a segunda como compensação da Oração da Noite.

Halakha 10
Alguém que erra e não recita duas orações consecutivas pode compensar somente pela última delas. Como é isso?

Alguém que erra e não recita nem a Oração da Manhã nem a oração de MinHah deve recitar a Oração da Noite duas vezes, a primeira como Oração da Noite [propriamente dita] e a última como compensação pela oração de MinHah. A Oração da Manhã, porém, não tem compensação uma vez que o seu horário já passou. É assim também para as outras orações.

Halakha 11
Se duas orações estiverem perante ele, MinHah e Mussaf, ele deve primeiro recitar MinHah e depois Mussaf. Há alguns que ensinam que não se deve fazer isso em uma congregação, para que as pessoas não errem.