Halakhá 1
Uma pessoa que rezou sem concentração deve rezar uma segunda vez com concentração. Contudo, se ele se concentrou durante a primeira bênção, nada mais é necessário.
Uma pessoa que erra na recitação das três primeiras bênçãos deve retornar ao início. Se errou na recitação das três bênçãos finais, deve retornar [ao início delas.] Se erra no meio de uma bênção intermediária, deve retornar ao começo daquela bênção e concluir as orações na ordem.
Se o condutor da congregação erra enquanto reza em alta voz, deve [se conduzir] baseado nesses princípios.
Halakhá 2
Contudo, se o condutor da congregação erra enquanto recita em tom baixo, eu mantenho que ele não repete suas orações uma segunda vez, por causa da dificuldade que isso causaria à congregação. Ao invés disso, ele se apoia na oração que recitará em alta voz.
O acima se aplica quando ele não erra nas três primeiras bênçãos. Se erra nelas, deve repetir da mesma forma como qualquer indivíduo.
Halakhá 3
Se o condutor da congregação erra, fica confuso e não sabe onde começar [novamente] – se ele aguarda por um período prolongado, outra pessoa deve substituí-lo.
Se erra na recitação da bênção dos hereges, não aguardamos para que ele [se corrija]. Ao invés disso, outra pessoa o substitui. Isso se aplica somente quando ele não começou. Se, contudo, ele começou, nós o aguardamos.
A segunda pessoa não deve recusar nesse momento.
Halakhá 4
A partir de que ponto se começa [a substituição]? Se o primeiro errou numa bênção intermediária, [o segundo] deve começar do começo da bênção que ele errou. Contudo, se errou em uma das três primeiras bênçãos, o [segundo] começa do começo. Se errou nas [três] bênçãos finais, o substituto começa [do princípio delas.]
Halakhá 5
Uma pessoa que diz: “Não conduzirei a congregação em oração porque estou com roupas coloridas” não deve conduzir a congregação em serviço de oração nem quando estiver usando roupas brancas. Se disse: “Não conduzirei a congregação porque estou usando sandálias” não deve conduzir a congregação nem quando estiver descalço.
Halakhá 6
Uma pessoa que está em dúvida se rezou ou não rezou não deve repetir suas orações, a não ser que recite a segunda oração com a intenção de ser uma oração voluntária, uma vez que um indivíduo pode recitar orações voluntárias ao longo de todo o dia.
Uma pessoa que se lembra de que já rezou enquanto estiver no meio da Shemonê Esrê [i.e. `Amidá] deve cessar imediatamente, mesmo se estiver no meio de uma bênção. [Contudo,] se estava recitando o serviço da noite, não precisa cessar, pois mesmo no começo, não iniciou aquele serviço de oração com o pensamento de que era uma obrigação.
Halakhá 7
Uma pessoa que errou e recitou a oração semanal no Shabat não cumpre sua obrigação. Se recordou enquanto estava no meio da Shemonê Esrê [i.e. `Amidá], deve concluir a bênção que começou e recitar as orações de Shabat.
Quando o acima se aplica? Nos serviços da noite, manhã e tarde. Contudo, no serviço de Mussaf, deve-se cessar mesmo no meio de uma bênção. Semelhantemente, se alguém completou uma Shemonê Esrê (`Amidá) semanal com a intenção de ser uma oração de Mussaf, deve recitar o Mussaf novamente. Isso se aplica no Shabat, numa festividade, e no Rosh Hodesh.
Halakhá 8
[Quando] alguém erra durante a época chuvosa e não recita “faz cair a chuva” ou “faz cair o orvalho”, deve retornar ao início das orações. Contudo, se mencionou o orvalho, não precisa repetir [as orações.]
Se alguém errou no verão e recitou “faz cair a chuva”, deve retornar ao princípio das orações. Contudo, se omite o orvalho, não precisa repetir suas orações, porque o orvalho nunca é retido, nem há necessidade de solicitá-lo.
Halakhá 9
[Quando] alguém se esquece de solicitar chuva na bênção de prosperidade material: Se ele se lembra antes [da bênção] ‘que ouve a oração’, deve solicitar chuva nela. Se [lembrou] depois de recitar a bênção ‘que ouve a oração’, deve retornar para a bênção de prosperidade material. Se não se lembrou até concluir a Shemonê Esrê, deve retornar ao princípio da oração e rezar uma segunda vez.
Halakhá 10
[Quando] uma pessoa erra e falha em mencionar “suba e se aproxime”. Se ele se lembra antes de concluir a Shemonê Esrê, deve retornar [para o início das três bênçãos finais] e recitar. Se lembra depois de ter concluído suas orações, deve repetir a Shemonê Esrê do começo. Se está acostumado a recitar orações de súplica depois da Shemonê Esrê e se lembra depois de ter concluído suas orações, mas antes de levantar seus pés, deve retornar [para o início das três bênçãos finais.]
Halakhá 11
Quando o acima se aplica? Em Hol haMo`ed [Dias Intermediários] ou nos serviços de MinHá de Rosh Hodesh. Contudo, no serviço da noite de Rosh Hodesh, se falhou em mencionar, não é necessário repetir suas orações.
Halakhá 12
Em todo caso em que é necessário que um indivíduo repita suas orações, o condutor da congregação também deve repetir suas orações se cometeu erro semelhante ao rezar em voz alta, com exceção do serviço da manhã de Rosh Hodesh.
[Nesse caso,] se o condutor da congregação falhou em mencionar “suba e se aproxime” antes de completar suas orações, não é necessário repetir suas orações por causa da dificuldade que causaria à congregação. O serviço de Mussaf ainda será recitado e o Rosh Hodesh será mencionado nele.
Halakhá 13
Se durante os dez dias entre Rosh haShaná e Yom haKipurim, alguém errou e concluiu a terceira bênção, “o El Santo” [ao invés de “o Rei Santo”, deve retornar ao começo da Shemonê Esrê.
Se errou e concluiu a décima primeira bênção com “o Rei que ama retidão e juízo“ deve retornar ao começo da bênção e concluir “o Rei do juízo” e continuar a recitar suas orações na ordem. Se não se lembrar até que tenha concluído suas orações, deve recitar do começo.
[Isso se aplica] tanto a um indivíduo quanto ao condutor da congregação.
Halakhá 14
Se uma pessoa errou e não mencionou a Havdalá na bênção “doador do conhecimento”, deve concluir suas orações, sem retornar. Semlehantemente, se não mencionou “Acerca dos milagres” em Hanuká ou Purim ou “Responde-nos” nas orações de um dia de jejum não precisa repetir suas orações. [Isso se aplica] tanto para um indivíduo quanto para o condutor de uma congregação.
Se alguém se lembra antes de erguer seus pés, deve dizer: “Responde-nos porque Tu és Aquele que ouve a oração, redimes, e resgatas em todos os tempos de dificuldade e angústia. Que as palavras da minha boca…”
Halakhá 15
[Alguém que] esqueceu de recitar o serviço da tarde na véspera do Shabat deve recitar o serviço da noite de Shabat duas vezes. [O mesmo se aplica] numa solenidade.
[Alguém que] esqueceu de recitar o serviço da tarde no Shabat ou numa solenidade deve recitar o serviço da noite da semana duas vezes, depois de sua conclusão.
Deve recitar a Havdalá na primeira dessas orações e não na segunda. Contudo, se recitou a Havdalá em ambas as orações ou omitiu em ambas as orações, cumpriu sua obrigação.
Porém, se não recitou a Havdalá na primeira Shemonê Esrê, mas a mencionou na segunda, deve voltar e recitar uma terceira Shemonê Esrê, uma vez que suas primeiras orações não foram aceitáveis porque foram recitadas antes do serviço da noite.
Quem quer que recita duas orações [seguidas] – mesmo o serviço da manhã e o serviço de Mussaf – não deve recitá-las uma imediatamente depois da outra. Ao invés disso, deve aguardar entre as orações, para que sua mente se assente.
Halakhá 16
É proibido a alguém que está rezando com uma congregação rezar antes da congregação.
[Isso se aplica quando] uma pessoa entra numa sinagoga e encontra a congregação rezando em voz baixa. Se pode começar e concluir suas orações antes do condutor da congregação recitar a Santificação, deve recitar a Shemonê Esrê. Caso contrário, deve aguardar até que o condutor da congregação comece a recitar a Shemonê Esrê em voz alta, e rezar junto com ele palavra por palavra até que o condutor da congregação chegue na Santificação. Deve responder à Santificação com o resto da congregação e recitar o restante da Shemonê Esrê sozinho.
Quem começa a recitar a Shemonê Esrê antes do condutor da congregação [mas não conclui antes do] condutor da congregação chegar na Santificação não deve interromper suas orações para responder à Santificação com [a congregação]. Semelhantemente, não se deve responder “Amen, Bendito é o Seu grande Nome…” [quando for recitado o Qadish] enquanto estiver no meio da Shemonê Esrê. É evidente que [isso se aplica] a outras bênçãos.