Teologia Judaica – Passo a Passo

Chamamos este guia de “Teologia Judaica”, porque ele visa apresentar os principais passos que você precisa dar para fundamentar os seus conhecimentos.

Introdução

Passo 1 – Como encontrar a verdade
Passo 2 – Israel, Torá e Monoteísmo
Passo 3 – Torá e Lei Judaica
Passo 4 – Bíblia Hebraica (Tanakh)
Passo 5 – Literatura Judaica
Passo 6 – Vertentes do Judaísmo 
Passo 7 – Aprofundamento


 

Introdução

Pense na Teologia Judaica como uma espinha dorsal, sobre a qual você apoiará a sua vida prática.

Embora a prática seja mais importante do que a teoria, é importantíssimo compreender porque fazemos.

Siga, portanto, esse tutorial, para que você possa embasar seus conhecimentos. Sugere-se tomar um primeiro contato com esse material, e depois retornar ao começo e revisar item por item, após ter tido contato com o todo.

Faça uma meta semanal de dedicar um número X de horas para estudar o material abaixo. O mais importante é fazer tudo no seu ritmo, um pouco a cada dia.


 

Passo 1 – Como encontrar a verdade

A primeira etapa de alguém que acaba de tomar contato com um novo caminho é se certificar de que não se perderá nele. Com tantas pessoas dizendo tantas coisas diferentes, como saber encontrar a verdade?

Comece, portanto, assistindo à série “Como encontrar a verdade” que fala justamente sobre isso, para que você consiga ter fundamentos sólidos: Clique aqui.


 

Passo 2 – Israel, Torá e Monoteísmo

O Cristianismo geralmente pensa em Israel como sinônimo de “filhos do Eterno”. Isto é, para ter um relacionamento com o Criador, é preciso fazer parte do “povo eleito”.

Porém, não é assim na Bíblia Hebraica (Tanakh), que entende que existem dois tipos de aliança: A aliança nacional, e a aliança individual. Não é preciso ser parte de Israel para poder se relacionar com o Criador.

Além disso, é importante entender o propósito da Torá. Muita gente acha que a Torá é o caminho para qualquer pessoa se relacionar com o Criador. Há, porém, muitos problemas nesse conceito.

Para poder compreender melhor esses conceitos, é preciso fazer o “Curso de Monoteísmo Noaico“. Esse curso é importante mesmo para quem quer viver como judeu: Clique aqui.


 

Passo 3 – Torá e Lei Judaica

Além da própria Torá, você provavelmente você já ouviu algum termo como “Torá Oral”, “Lei Judaica” ou “Halakhá.

É chegado o momento de compreender bem a questão da lei judaica. Para isso, há uma série de três palestras que é fundamental, chamada “Halakhá, Torá e Corte Mosaica“. Certifique-se de que assistiu todas as três partes! 

Primeira parte: Clique aqui

Segunda parte: Clique aqui.

☞ Terceira parte: Clique aqui.


 

Passo 4 – Bíblia Hebraica (Tanakh)

O próximo passo é compreender o Tanakh (Bíblia Hebraica), a partir de uma perspectiva judaica/noaica. Isto é: De onde veio, o que representa, porque esses livros foram escolhidos, etc.

Uma série de mini-aulas, de cerca de 10 minutos, ajudará você a compreender melhor a questão: Clique aqui.


 

Passo 5 – Literatura Judaica

O Judaísmo é uma fé muito antiga, e como tal possui várias obras literárias. É importantíssimo, portanto, compreender a função de cada texto, para não se perder.

Para entender bem a questão: Clique aqui.

É também fundamental conhecer a diferença entre textos históricos, e midrashim e hagadot. Para compreender: Clique aqui.


 

Passo 6 – Vertentes do Judaísmo

O Judaísmo é muito diversificado. É fácil se perder em meio às diferenças de nomenclatura, de viés interpretativo, entre outros.

Para entender a diferença entre hebreu, israelita, judeu e semita: Clique aqui.

Para entender as seitas judaicas da época do Segundo Templo: Clique aqui.

Para entender as diferenças conceituais entre a Escola Mística e a Escola Racionalista em termos de conceitos: Clique aqui.

Para entender as diferenças conceituais entre a Escola Mística e a Escola Racionalista em termos de liturgia e ritos: Clique aqui.


 

Passo 7 – Aprofundamento

É importante adquirir ferramentas para melhor compreender o Tanakh (Bíblia Hebraica), para entender bem como interpretá-la.

Para compreender bem os mistérios da Bíblia: Clique aqui. (Brevemente)