Dúvidas Frequentes sobre o Shabat

0
3200

pordosol2Esta semana, contamos com a participação especial do rabino Mordekhai Levi de Lopes, nosso colaborador, que fez uma síntese de algumas das principais dúvidas das pessoas sobre atividades de Shabat.

Em muitos casos, há costumes e práticas Ashkenazim (ou mais especificamente Hassídicas) que acabaram se popularizando como se fossem halakha, embora não sejam. Alguns são apenas costumes locais. Outros, práticas que contrariam a halakha.

Um exemplo disso é o vinho. Todo vinho kasher costuma vir escrito: “Não abrir no Shabat ou em Yom Tov”. Quando, na realidade, não há nenhuma restrição na halakha a respeito.

A lista do Hakham de Lopes ajuda a esclarecer algumas dessas questões, e é postada abaixo, na íntegra:

“Aproveitando um email recebido por algumas pessoas de diferentes pares do mundo sobre o mesmo assunto e, por ser recorrente, decidi trazer aqui as respostas aos questionamentos.

Neste caso, algumas práticas permitidas ou não no Chabath.

1 – Pode-se abrir tampa de refrigerante ou de vinho. Aquelas tampas que, ao serem rotas, deixam um anel.

2 – Pode-se usar sabonete em barra.

3 – Pode-se usar pasta de dente. Detalhe, se al escovar os dentes, sempre causa sangramento, está proibido escovar os dentes no Chabath). Do contrário, não há restrições.

4 – As mulheres podem usar maquiagem em pó, coloridas ou não.

5 – Pode-se cortar vegetais em tamanho pequeno durante o Sabá para comer no Sabá. Pode-se amassar bananas, pêras etc., com o garfo desde que seja para comer de imediato.

6 – Pode-se fazer mais comida por motivo de convite de um amigo não-judeu.

7 – Vinho cozido ou Yiáin mebuchál, em hebraico, não serve para fazer Qidduch à noite.

8 – O Qidduch de `Êreb Chabath só pode ser feito com vinho ou suco de uva (no caso do suco, mesmo cozido, está permitido).

9 – Cada se`udhá (refeição) deve ter ao menos dois pães para a berakhá de haMossí.

10 – Não é necessário levantar o pão para dizer a berakhá sobre ele. Nem mesmo é necessário tocá-lo

11- Os sefaraditas não usam pão trançado europeu (que nosso irmãos tudescos chamam de Chalá/Halá).

12 – Não usamos facas para cortar o pão.

13 – Se o pão para a berakhá é doce, leva leite, ovos, mel etc., não necessita que se faça a berakhá de netiláh Yadháyim ou lavadura de mãos.

14 – O Qidduch é dito sentado.

15 – Pode-se colocar desodorante depois do bando na pele.

16 – Podem-se preparar bebidas coloridas, que requeiram pigmentação para dar beleza.

17 – Pode-se colocar saquinho de chá num copo e colocar água fervente para fazer este chá ou café.

18 – Está permitido fazer gelo (falo de gelo mesmo, não de deixar a outra pessoa esperando até cair).

19 – Após comer carne, se a pessoa remover todos os pedaços de entre os dentes e escová-los, pode comer lácteos. O costume entre os judeus hispano-portugueses é de uma hora apenas de espera.

20 – Toda comida levada para a esnoga, deve ser trazida antes do Sabá. Se levada durante o Sabá está proibida de ser consumida e mesmo tocada.

21- A luz de Chabáth ou Ner Chabáth deve ser acesa com azeite que retenha a chama. Azeite/óleos que não retenham a chama sào inválidos. Se apresentam mal odor, também inválidos. Se aromatizados, estào permitidos.

22- Só se acende a luz de Chabáth ANTES da posta do sol. Depois da posta, mesmo que seja ainda claro e dia, está proibido por guezerá (decreto rabínico) e, à noite, por proibição da Torá.

23 – Uma só luz, isto é óleo e pavio, satifaz para o cumprimento do preceito. Embora a maioria dos judeus do mundo tenham acostumado-se a acender duas ou mais.

24 – Está proibido bater palmas, com os pés no chão para cantar. Assobiar, obviamente, é totalmente permitido. Cantos no Sabá e Yamim tobím, somente à capela.

25- A berakhá para a luz de Sabá deve ser dita POR LEI, ANTES da acendê-las. Quem diz posteriormente está a dizer o nome da Divina Providência em vão ou berakhá lebatalá.
De fato, todas as berakhôth devem ser ditas ANTES de executar o preceito, salvo a de um convertido, ao imergir no miqwê para sua conversão.

26- Os judeus sefaraditas não dizem Chalom Alekhêm o êsheth Hayil antes do Qidduch. Outros cantos são feitos posteriormente à se`udhá.

27 – A talêth é posta sempre com as sissiôth para frente. Jamais dobrados sobre os ombros.

28 – Pode-se abrir e fechar o refrigerador mesmo que a luz se apague, pois eletricidade NÃO é fogo. Mas, este é um assunto para outro dia.”

[sc name="anuncio"]