Por que sou assim? (Gn. 1)

0
639

Texto do Vídeo

Em Gênesis 1:26, o Eterno diz aos seus mensageiros, as forças da Criação: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

Isso significa que temos dentro de nós um potencial imenso. Temos dentro de nós as forças capazes de criar.

Se sua luta contra o pecado ou sua carnalidade é sempre perdida, pode ser que você esteja brigando não com o pecado, mas sim com o seu próprio potencial divino.

  • Quem lidera más iniciativas também tem grande capacidade de liderar boas iniciativas.
  • Quem tem dificuldade na área sexual também tem grande capacidade de demonstrar o amor empático a quem está sofrendo.
  • Quem fala muito sobre a vida alheia também tem grande capacidade de comunicação, que pode ser usada para instruir em coisas boas.
  • Quem se envolve em problemas porque é mais calado também pode exibir uma grande capacidade de ouvir quem precisa ser ouvido.
  • Quem é muito brigão também pode se realizar lutando por causas justas, em favor de um mundo melhor.
  • Quem costuma ser rígido pode encontrar a disciplina nas artes marciais, numa carreira militar ou fiscalizando o cumprimento de regras que dizem respeito à vida humana.
  • Quem é mais frio em suas emoções pode se tornar um cirurgião, um juiz, ou praticar outras atividades que exijam que não haja envolvimento emocional.

Não é o mal que habita em você. É um potencial que faz parte de ser imagem e semelhança do Criador. Em outras palavras, quem tem grande capacidade destrutiva também tem a capacidade de construir. Cada um de nós tem dentro de si diferentes aspectos desse potencial criativo por sermos imagem e semelhança do Eterno.

Essa força que existe dentro de você não é nem positiva, nem negativa. Ela depende do seu livre arbítrio. Mas, se você não encontrar uma maneira de fazer com que ela se manifeste positivamente, então só restará a ela se manifestar negativamente.

Muita gente tenta negar o pecado, e acapa reprimindo essa força ao invés do pecado.
Isso só faz com que o desejo de pecar se torne ainda mais forte, e te deixe mais vulnerável àquilo que você não deseja.
Foque menos no pecado, e mais em encontrar uma solução positiva para essa força.

Reconheça essa força como algo divino, e reflita-la: Esse potencial que existe dentro de mim, e que hoje causa o mal, como posso utilizá-lo de maneira construtiva, e para fazer o bem?

Se tiver dificuldade de encontrar uma resposta, peça ajuda ao Criador. Procure também refletir nas Escrituras, ou obter o conselho de uma pessoa sábia. Se desejar, faça a seguinte oração:

Se a dúvida te consome, e você desejar, faça esta oração: Eterno, fonte inesgotável de toda sabedoria. Em Tua perfeita vontade me criaste. Segundo Teu incomensurável saber me formaste. Nem sempre compreendo porque sou da maneira que sou. Nem sempre consigo mudar o que desejo fazer diferente. Ajuda-me a compreender como posso aplicar todas as minhas aptidões da melhor maneira possível. Seja o meu agir, perante Ti, para o bem e para a edificação, jamais para o mal e para a destruição.