Nas Mãos do Criador (Gn. 1) – Shalwá

0
596

Texto do Vídeo

Uma das principais características da narrativa da Criação em Gênesis 1 é a referência ao Eterno como o agente que causa a existência de todas as coisas.

Tudo o que existe no universo vem dEle, e foi feito pela vontade dEle.

Nos tempos antigos, os povos semitas acreditavam que os deuses também podiam ser sujeitos a eventos naturais. Achavam que os deuses que adoravam podiam ser abalados, derrotados ou até substituídos. De modo que temiam muito quando alguma coisa saía do normal.

Quando a Torá então revela que o Eterno criou todas as coisas, isso então estabelece algo sem precedentes. Absolutamente tudo está nas mãos do Criador. Nada escapa ao Seu controle, nem acontece fora da Sua vontade.

Hoje, não há mais muita gente que acredite que os deuses possam sofrer golpes do destino. Mas parece ser bem mais difícil deixar de acreditar que nós mesmos possamos sofrer nas mãos do acaso.

Não há nada, absolutamente nada, que não esteja nas mãos dEle. Tudo ao nosso redor está de acordo com os planos dele.

Tudo o que passamos tem um propósito, uma razão de ser. Até o sofrimento tem sua função, pois através dele encontramos meios de nos aprimorarmos, e de nos tornarmos pessoas mais maduras, prontas para cumprir propósitos ainda maiores que o Criador colocará adiante de nós.

Se o Eterno nos socorresse em todas as adversidades, como nós evoluiríamos? Nem por isso devemos pensar que uma dificuldade ou angústia esteja fora do controle dEle.

Como um pai que de longe vê o filho aprendendo a ser homem, o Eterno supervisiona nossas vidas. E interfere apenas quando entende que nós não temos a capacidade de irmos adiante.

Situações difíceis vêm e vão, mas o Eterno e a Sua fidelidade permanecem para sempre, pois antes que tudo viesse a existir, Ele já era Soberano.

Se desejar, faça esta oração: Eterno, Criador dos céus e da terra, tudo o que ocorre no universo está em Tuas mãos. Dá-me força para enfrentar toda adversidade, e concede-me maturidade para encarar todos os desafios. Sustenta-me a cada momento, pois sei que Tu está sempre no controle de todas as coisas.